sábado, 16 de outubro de 2010

A História do Jeans

O jeanswear é uma linguagem de moda universal que ultrapassa o fenômeno das tribos urbanas. Um dos trajes mais inovadores da história contemporânea, a calca jeans Five Pockets, surgiu em 1853 quando Levi Strauss teve a ideia de criar uma calça para os trabalhadores das minas e cowboys norte-americanos que procuravam ouro durante a corrida para o oeste. Levi fez uma experiência e confeccionou algumas peças reforçadas com a lona que possuía. Assim que disponibilizou aos mineradores, o sucesso foi imediato. Por conta da alta resistência, as peças não se estragavam com facilidade e proporcionavam uma durabilidade muito maior.
Cada vez mais trabalhadores aderiam ao jeans para as tarefas árduas e de exigência física. No entanto, a calça só começou a ser utilizada no dia-a-dia no século XX. Foi em 1872 que Jacob Davis, fabricante de capas para eqüinos, escreveu uma carta para Levi, dizendo que o peso das pepitas de ouro fazia os bolsos das calças dos mineradores caírem. A solução foi unir os bolsos às calças com o mesmo rebite de metal que era usado nas correias dos cavalos. Essa ideia foi de Jacob, mas Levi pagou a patente. Foi aí que os dois se uniram na produção das calças denim.
O jeans alcançou a popularidade na década de 30 com os cowboys norte-americanos nos filmes de western. Os soldados dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, usavam uniformes que eram confeccionados com denim, o que agregou uma imagem de virilidade. Marlon Brando e Elvis Presley disseminaram o jeans entre os jovens da época, o que ligou a imagem da peça ao rock. O conceito de rebeldia do jeans ficou tão forte que o traje chegou a  ser proibido em escolas, cinemas e restaurantes. Depois a roupa ainda ganhou um apelo sensual, principalmente com Marylin Monroe.
Fonte: www.fashionbubbles.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário